5 de outubro de 2010

9ª Oficina para Inclusão Digital apresenta propostas para o governo




29/06/2010

por João Mello Bourroul última modificação 29/06/2010 17:00
A oficina reuniu, durante três dias, de 22 a 24 de junho, cerca de 1.300 pessoas em Brasília. O resultado oficial foi uma proposta de ações de incentivo à inclusão digital no Brasil.

De acordo com Denise Paulsen, coordenadora do evento, a Oficina concentrou os debates em torno de quatro temas fundamentais: o Plano Nacional de Banda Larga, o Programa Telecentros.BR, a capacitação de monitores e a avaliação dos 10 anos de políticas públicas de inclusão digital no Brasil. Dessas discussões surgiu um conjunto de propostas, chamado Tópicos de Brasília.

Os Tópicos de Brasília foram identificados por representantes da sociedade civil, do governo e agentes de inclusão digital. Entre as reinvindicações que serão encaminhadas ao Governo Federal, estão a adoção de uma política de inclusão digital suprapartidária, a criação de uma lei específica para tratar convênios com a sociedade civil, a publicação dos códigos fonte do Observatório Nacional de Inclusão Digital - ONID, entre outros.

A 9ª Oficina foi marcada pela celebração dos 10 anos de políticas públicas de inclusão digital no país. Estudantes, pesquisadores, gestores governamentais e monitores de telecentros se encontraram para discutir os desafios das políticas para democratização de tecnologia e informação. Segundo Denise Paulsen, o objetivo do evento é "permitir a troca de experiências entre as pessoas que trabalham e vivem, efetivamente, a realidade dos telecentros".

Internet no terreiro
Participaram da Oficina representantes de todo o Brasil. Dona Carmen, uma mãe-de-santo de Guaíba, no sul do país, mantinha o blog de seu terreiro (http://templodeyemanja.blogspot.com/) constantemente atualizado com as novidades do evento. A mãe-de-santo relatou que o terreiro de Guaíba havia sido contemplando, junto com outras 80 comunidades tradicionais do país, com um telecentro, que deverá ser instalado nos próximos dois meses. Segundo Dona Carmem “o debate é importante para contribuir com a construção de uma política de inclusão digital que respeite, antes de tudo, as especificidades e a cultura de cada comunidade”.

Fonte: http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/2010/junho/9a-oficina-para-inclusao-digital-apresenta-propostas-para-o-governo

Nenhum comentário: