9 de março de 2012

Nota de Falecimento de José Carlos Joaquim de Santana (Babalorixá José Carlos de Ibuálàmo) conselheiro religioso do INTECAB-SP.


São Paulo, 05 de março de 2012


A

Coordenação Nacional, Coordenadores Estaduais, Coordenadores de Núcleos Assessoria Jurídica, Assessores Especiais direto da Coordenação, Assessores Políticos dentro das Coordenações Estaduais, Conselho Consultivo junto a Coordenação Nacional, Secretária Administrativa, Secretária de Finanças, Secretária Comunicação e Relações Públicas, Secretária de Intercomunidades Nacional e Internacional, Secretária de Ciência e Cultura, Amigos(as) Apoiadores(as) Conselheiros Religiosos(as), Membros,Parceiros(as) , Simpatizantes,Comunidade de Terreiro (umbanda e candomblé) Povo do axé, Povo do santo, Povo das Religiões Afro Brasileira de Matrizes Africanas, do Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira – INTECAB-SP.
José Carlos Joaquim de Santana (Babalorixá José Carlos de Ibuálàmo) conselheiro religioso do INTECAB-SP. Sua grande participação sempre nos contemplou com grandes idéias inovadoras em nossas reuniões itinerantes (2005).

Prezados senhores e senhoras, sacerdotes e sacerdotisas:


Mas vamos falar desse senhor iniciado dentro da tradição Ketú, Babalorixá do Ilê Alaketu Asé Ibuálàmo – rua Savério de Simone n. 7 – Jardim Varginha (1987) pai e avó de uma família que segue seus exemplos religiosos e ajudam na coordenação dos inúmeros trabalhos sociais em sua Comunidade seus filhos: Opotum Vinicius de Ógùn e Gabriela de Omulu.

Meu coração está triste e com saudades, e para falar que não nos conhecemos somente em reuniões do Instituto e nas reuniões que eram realizadas na ONG (Comissão de Assuntos Religiosos Afro descendentes junto ao Conselho Religioso dentro do Conselho da Comunidade Negra do Estado de SP) época que o mesmo já pensava em ter um Informativo que falasse sobre folhas aprimorando ainda mais o conhecimento para o Povo do axé.

Conversas se davam ao pé de orelha aonde o grupo se reunia para lanchar na padaria ao lado, após reuniões do Conselho as quarta-feira. (2004). Nada ficou só na idéia houve também futuramente a confecção de uma revista entregue em um dos nossos Congressos – Diadema-ABCD
Com um grande olhar de caçador voltado no futuro, teve participação nos Congressos religiosos realizados no Teatro Clara Nunes em Diadema-SBCD pelo INTECAB-SP, sempre inovador com exposição nas aberturas do mesmo, que documentava nossa história e nos fazia voltar ao tempo com materiais e vestes dos antepassados do axé de vários Estados bem como apresentação de danças religiosas ao som dos tambores com sua família biológica coordenando e participação do grupo criado com seus filhos de santo em sua comunidade local, fazia com que o público presente saudava à todos e todas com palmas e mais palmas, vibrações e saudações de contentamento pela bela apresentação.

O Babalorixá José Carlos Ibuálàmo com sua experiência na área social levou para o Instituto a I proposta que deveríamos trabalhar também com a política e com os políticos e nos fazer conhecidos dentro do Poder Público até pelo fato do compromisso que os mesmos tem conosco.
Nessa época foi eleito para coordenar Assessoria Social e Política dentro da Coordenação Executiva chegando a ocupar também o cargo de vice-coordenador estadual por um período curto que devido a muitos de seus compromissos religiosos preferiu manter-se somente no Conselho Religioso (2008). Partiu dele também a idéia de um Conselho só de Ogans que futuramente aconteceu! Sendo realizado um dos mais glamorosos eventos religiosos homenageando os Ogans na Câmara Municipal (2011).

Sua presença elegante e sua fala marcante na gravação do Direito de Resposta para as TVs Record, Mulher e Gazeta no Teatro PUC-SP e na gravação da Revista Afirmativa da Faculdade Zumbi dos Palmares na Fundação Cayo Egydio Aranha (2005).
Não podemos deixar de citar que Pai José Carlos como era chamado carinhosamente sempre teve grande participação em nossas reuniões entre elas no Ilê do Abaçá Oluayê Omode Okunrin Fon (2008) nos foi também oferecido em reunião realizada em seu Ilê um saboroso jantar típico com nossas iguarias africanas (2006).

A indicação do nome do coordenador do Núcleo São Vicente do Intecab-SP, se deu também através desse nosso querido irmão de Asé e de Fé em primeira reunião realizada no Axé Batistini - SBCD (2007) tendo também se apresentado como palestrante em Seminários temáticos organizado pelos coordenadores do núcleo na cidade de Santos (2010).
Estivemos a última vez juntos: na reabertura do Axé Batistini em janeiro que entre troca de bênçãos, abraços, e lagrimas nos olhos, pois ambos estávamos com problemas de saúde juntos novamente os irmãos Oxossi e Ogum (2012).

Mas! Quis o orixá Tempo que ele voltasse para o Órun (céu) em 05.03.2012 embaixo de um grandioso Alá acompanhado pela Corte Celestial dos nossos ancestrais aonde está sendo recebido pelos seus antepassados junto com sua família de seu orixá Oxosse Ibuálàmo.
Nossos sentimentos com Carinho e axé,

Egbonmy Conceição Reis de Ógùn
Coordenadora INTECAB – SP


Babalorixá Rosevaldo de Oxumarê
Vice-coordenador


*Comissão Estadual de Comunicação e Relações Públicas 

--



Coordenão Executiva

Coordenadora
Maria Conceição Casemiro dos Reis
(Egbonmy Conceição Reis de Ógùn) – Nação: Ketú
Vice-Coordenador 
Rozevaldo Menezes
(Babalorixá Rozevaldo de Oxumarê) – Nação: Ifan

Um comentário:

Unknown disse...

tive o imenso praser de conhecer este maravilhosso ser que era pai jose carlos de oxosse um ser digno umilde e maravilhosso zelador .sempre me aconsarolelhando e me dando coragens pra segui em frente sentirei saldades o mundo do orixas tambem.mais a bondade que tinha em seu coraçao numca sera esquecida. aroleeeeeeeeeeeeeee